OEI lança na Espanha a 5ª edição do projeto: O Quixote Ibero-americano

OEI lança na Espanha a 5ª edição do projeto: O Quixote Ibero-americano

OEI. 06/09/2019
Tamanho do texto+-

O diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou, participou hoje, 6, da apresentação do projeto literário “O Quixote Ibero-americano". A iniciativa consiste na elaboração de um romance em capítulos protagonizado por Don Quixote de La Mancha e Sancho Pança, personagens da obra literária escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes. A ideia é que alunos do ensino fundamental recriem a história e as aventuras dos personagens retratando as cidades e as comunidades dos seus respectivos países.

O trabalho será realizado sob a orientação de professores e com o acompanhamento de escritores reconhecidos no campo da literatura infantil e juvenil. A expectativa é envolver no projeto escolas dos 23 países que integram a OEI.

O projeto é de autoria do Departamento de Educação da cidade de Alcalá de Henares, na Espanha, e tem parceria com a OEI por meio do Departamento Ibero-Americano de Educação da Universidade de Alcalá de Henares.

A proposta literária começará a partir de uma linha de roteiro sugerida pela OEI. O contexto deve estar relacionado às aventuras descritas no livro original de Don Quixote e Sancho Pança. A previsão é de que os textos sejam independentes e autoconclusivos e a expectativa é que uma escola por país escreva um capítulo da nova edição.

Cada escola participante receberá um escritor de literatura infantil e juvenil que conhecerá e estabelecerá o contato necessário com alunos e professores, além de supervisionar e aconselhar o capítulo em elaboração. A previsão é de que os textos avulsos sejam reunidos em uma única obra a ser concluída no primeiro semestre de 2020.