
OEI lança o Instituto Ibero-americano da Primeira Infância
Em cerimônia no Centro Cultural Gabriela Mistral, em Santiago do Chile, com a presença da presidenta da República, Michelle Bachelet, e do secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Paulo Speller, foi lançado esta manhã o Instituto Americano de Primeira Infância (IIPI).
O IIPI pretende ser uma referência no trabalho para os direitos e o bem-estar das crianças da região, colocando a questão na agenda dos países da comunidade ibero-americana, contribuindo para a cooperação entre eles e conseguindo avançar no desenvolvimento de políticas públicas e práticas sociais que garantam o desenvolvimento integral da primeira infância.
Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a OEI e o Governo do Chile, trabalhando em estreita colaboração entre as autoridades e instituições públicas e privadas dos países, dos escritórios da OEI em cada um deles e de outras organizações locais e internacionais relevantes.
Ato de lançamento
Na cerimônia de lançamento, Michelle Bachelet destacou o lançamento do IIPI como "mais um passo para a primeira infância" e comemorou a existência do instituto para dar às crianças da região o início que eles merecem.
Em seu discurso, Speller destacou a satisfação da organização pelo lançamento do Instituto, e agradeceu também aos ministérios e à Presidência da República por terem acompanhado a OEI neste desafio. Ele também mencionou a alta prioridade que o atual governo tem dado às crianças e salientou que esta é também uma das prioridades da OEI, estabelecida no Projeto Metas Educativas 2021.
Após as intervenções de Bachelet e Speller, a apresentação do IIPI foi feita pela diretora da OEI no Chile, Rosa Blanco, que destacou o trabalho do IIPI para impulsionar o trabalho intersetorial para desenvolver ações abrangentes para o cuidado e educação da primeira infância.
A ministra da Educação do Chile, Adriana Delpiano, também participou da cerimônia, e abriu o painel de discussões com especialistas na área.