OEI na posse do novo Ministro da Cultura, Juca Ferreira

OEI na posse do novo Ministro da Cultura, Juca Ferreira

OEI. 13/01/2015
Tamanho do texto+-

Tomou posse no Teatro Funarte hoje, 12 de janeiro de 2015, o Ministro da Cultura Juca Ferreira, na presença de representantes da comunidade internacional – entre elas a diretora da OEI no Brasil, Ivana de Siqueira – da comunidade artística e de autoridades do Governo Federal, como os Ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Carlos Gabas (Previdência Social), Arthur Chioro (Saúde), Ideli Salvatti (Direitos Humanos), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Vinícius Lage (Turismo), Nilma Lino Gomes (Igualdade Racial) e Eleonora Meniccuci (Mulheres).

Em seu discurso de posse, o Ministro manifestou o desejo de fortalecer as relações culturais com países da América Latina como parte da diplomacia cultural, que ampliará o recebimento, no Brasil, da produção cultural de outros povos, além de dar maior divulgação à “cultura popular, mestiça e plural” brasileira. Comprometeu-se também com dinamizar o mercado interno e com a democratização de toadas as artes.

Ao mencionar o lema do segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff, “Brasil Pátria Educadora”, destacou a contribuição da cultura às práticas educativas inovadoras e abrangentes e sua importância para a formação cidadã das crianças e jovens de todo o país, mencionando a arte como caminho para alcançar a transcendência humana. Finalizou afirmando ser a cultura elemento central da cidadania democrática e reafirmando o diálogo como pressuposto de sua gestão.