OEI participa do lançamento de Concurso sobre Direitos Humanos da SDH

OEI participa do lançamento de Concurso sobre Direitos Humanos da SDH

OEI. 09/11/2015
Tamanho do texto+-

Brasília, 09 de novembro. A Diretora da OEI Brasil, Adriana Weska, participou do lançamento do Concurso Nacional Sistemas Internacionais de Direitos Humanos, ocorrido na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), nesta segunda-feira.

O Concurso Nacional Sistemas Internacionais de Direitos Humanos é realizado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, com o apoio da OEI, da Enap e da Unesco. Os temas principais desta edição incluem privação de liberdade, tortura, redução da idade penal e discurso de ódio. O concurso tem a participação de estudantes universitários de todo o país, com o objetivo de contribuir para uma cultura de direitos humanos no Brasil. 

Além da OEI, participaram da mesa de abertura Rogério Sottili, Secretário Nacional de Direitos Humanos; Gleisson Rubin, Presidente da Enap; Cristiana Freitas, Coordenadora-Geral de Educação em Direitos Humanos da SDH e Fábio Soares Eon, Oficial de Programa Sênior da Unesco.

Adriana ressaltou que a OEI mantém um instituto de educação em direitos humanos, com sede na Colômbia. A missão do instituto é a de fortalecer, garantir e promover os direitos humanos, os valores cívicos e democráticos, a convivência pacífica nos estados-membros, para a consolidação da democracia e da governabilidade por meio da formação, assistência técnica, pesquisa e divulgação.

A parceria da OEI com a Secretaria Especial de Direitos Humanos data de 2007 com ações no campo da pessoa com deficiência, na área de educação em direitos humanos e na execução do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. Em 2015, o concurso expandiu sua área de atuação para a ibero-américa, tornando-se o Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos. A entrega da premiação será feita pelo Secretário-Geral da OEI, Paulo Speller, em dezembro, na Colômbia.