OEI participa do maior evento de educação da América Latina

OEI participa do maior evento de educação da América Latina

OEI. 13/05/2019
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) realizará quatro painéis no Bett Educar. Os debates da OEI no Bett Educar acontecem nesta quarta-feira, 15, das 14h às 18h, no Mezanino do Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento de educação e tecnologia reúne, anualmente, mais de 230 instituições nacionais e internacionais, dezenas de startups do setor e um público estimado em 22 mil participantes.

A OEI leva para o Bett Educar temas como educação cidadã, primeira infância e educação mediada por tecnologias educacionais. Gestores de educação dos governos Federal e estaduais de São Paulo, Paraíba e do Distrito Federal farão parte das mesas da Organização. Os gestores debaterão com renomados especialistas em educação, além de representantes da sociedade civil. As discussões serão coordenadas pelo diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou.

A primeira mesa do Mezanino, às 14h, vai debater ética e cidadania nas escolas e refletir sobre a construção da cultura cidadã entre o público infanto-juvenil. A discussão junta o ministro Wagner Rosário, da Controladoria Geral da União (CGU), e o cartunista Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica. A CGU vai apresentar o programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”. A iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e vários outros parceiros.

Na sequência, às 15h, a OEI utiliza o espaço do Mezanino para apresentar as iniciativas previstas em uma das suas prioridades deste ano: primeira infância. Um edital a ser lançado em breve vai selecionar três municípios e dar início a um projeto piloto na área. A diretora Instituto Ibero-Americano de Primeira Infância (IIPI), no Chile, Gabriela Sanchez, falará sobre a experiência da OEI na Ibero-América com o trabalho do IIPI organizado em torno de três áreas: educação, bem-estar e proteção. A mesa será composta também pela diretora-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Mariana Luz, e a coordenadora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Carolina Ferreira.

Educação mediada e novas tecnologias educacionais será tema de debate, às 16h, em um dos principais espaços da Bett Educar, auditório 3. A discussão vai reunir os secretários de educação de São Paulo, Rossieli Soares, do Distrito Federal, Rafael Parente, e da Paraíba, Aléssio Trindade. Os gestores estaduais vão falar sobre exemplos de habilidades relacionadas à tecnologia no âmbito do ensino, da formação de profissionais e da difusão do pensamento educacional. Os secretários estarão acompanhados da diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Lúcia Dellagnelo.

A OEI fecha a programação na quarta-feira, às 17h, no Mezanino da Bett Educar, com o lançamento da publicação Educação em Pauta – uma agenda para o país. Em parceria com alguns dos principais representantes de políticas públicas educacionais no Brasil, a OEI reuniu em um só documento o pensamento de especialistas na área de educação, incluindo ex-representantes do MEC de diferentes gestões.

De forma autoral, cada um deles assina um artigo formando o documento suprapartidário com sugestões de prioridades na área. São trabalhos de atores que fazem ou fizeram parte de vários momentos da educação brasileira, que superaram dissensos políticos para pontuar o que funciona, o que carece de atenção e o que não pode mudar na política educacional atual. Todas sugestões balizadas na experiência em gestão de educação no âmbito das três esferas de poder: Federal, estadual e municipal.

Depois de acompanhar muitos estudos esses especialistas sabem identificar, com propriedade, as reais carências da educação no país, apontar as melhores experiências e indicar como fazer para melhorar o ensino, com base em evidências. Voltam seus olhares para problemas como a pouca retenção de conteúdo pelos alunos, notas baixas e, pior, a evasão escolar.

O momento do lançamento terá fala de alguns dos autores da publicação, dentre eles o diretor de educação e tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, a consultora da Confederação Nacional de Municípios, Mariza Abreu, a professora Maria Helena Guimarães de Castro, que foi secretária-executiva do MEC, e a professora Guiomar Namo de Mello, do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. A apresentação será seguida de coquetel com a distribuição de alguns exemplares para o público.

SOBRE A OEI - A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura é uma organização intergovernamental que trabalha em cooperação com os governos no desenvolvimento de políticas nessas três áreas.

A OEI completa este ano 70 anos e, no Brasil, a representação da Organização atua desde 2004. O cientísto político Raphael Callou é o atual diretor da OEI no Brasil. Atualmente, a OEI possui 23 países da Ibero-América como membros integrantes, com escritório em 19 deles. A sede da OEI fica em em Madri, Espanha.