OEI presente no quarto Comitê de Direção do ODS 4, em Paris

OEI presente no quarto Comitê de Direção do ODS 4, em Paris

OEI. 12/03/2018
Tamanho do texto+-

Nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) participou do quarto Comitê de Direção do ODS 4, celebrado em Paris. A UNESCO criou este comitê em 2016 a fim de esboçar planos para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, examinar os progressos conseguidos, orientar estrategicamente a comunidade educativa sobre quais são as prioridades e impulsionar o financiamento necessário.

A OEI, que forma parte do Comitê Diretivo do ODS 4 desde sua constituição, é o organismo regional representante da América Latina e do Caribe. O papel que a OEI desempenha é o de garantir a coordenação e coerência da implementação do ODS 4 e do Programa Global 2030 e colaborar estreitamente com a UNESCO e associados para a implementação do ODS 4-Educação 2030

No encontro do comitê, a OEI apresentou, junto com Argentina, os avanços realizados na implementação do ODS 4 na região. Também destacou a criação do Comitê de Direção Regional e de um documento para o desenvolvimento da Agenda 2030 na América Latina e no Caribe, que será validado na próxima reunião de ministros, marcada para julho de 2018, em Sucre (Bolívia). 

O Comitê Regional será guiado pelos princípios de coerência, coordenação e colaboração, de maneira que possa garantir um alinhamento entre os níveis nacionais, regionais e globais. Será montado por meio de um processo de construção participativa e coletiva, que apoie uma adequada implementação regional da E2030, uma análise das vantagens comparativas dos sócios e uma coordenação das agendas regionais.