OEI promove debate sobre trabalho em rede no setor cultural

OEI promove debate sobre trabalho em rede no setor cultural

OEI. 28/05/2019
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) realiza nesta terça-feira, 28, na sede da Organização em Brasília, a roda de conversa “Tecer redes culturais”. Aberto ao público, o encontro reúne gestores públicos e produtores da área de Cultura, além de integrantes da sociedade civil do meio cultural para tratar de troca de experiência e participação em redes culturais.

A coordenação do diálogo é feita pelo pesquisador português Manuel Gama que coordena, no Brasil, o “Projetos Culturais em Rede no Espaço Ibero-americano”. O evento tem a participação do produtor cultural Caio Dutra, do espaço cultural No Setor. Ambos vão apresentar práticas em rede de cultura nos contextos local, nacional e transnacional.

Esta é a segunda vez que o pesquisador Manuel Gama passa por Brasília com o projeto conhecido internacionalmente como 2CN-CLab Cultural Cooperation Networks Creative Laboratory. Antes de chegar ao Distrito Federal, o projeto percorreu os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. As discussões abordam redes de cooperação cultural e incluem oficinas práticas e gestão compartilhada de conhecimento na área de cultura.

A agenda inclui debate sobre a Carta Cultural Ibero-americana, da OEI. A Carta Cultural Ibero-americana afirma o valor central da cultura como base indispensável para o desenvolvimento integral e superação da pobreza e da desigualdade. A bate-papo contempla também a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Declaração sobre Cultura e Indústrias Criativas. 


Confira como foi o encontro de redes culturais em 2018