Potencial das línguas na recuperação das economias: contributos do espanhol e do português

Potencial das línguas na recuperação das economias: contributos do espanhol e do português

OEI. 23/06/2020
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) realizará, dia 2 de julho, às 12h (horário de Brasília) o e-Fórum2020 Potencial das línguas na recuperação das economias: contributos do espanhol e do português. O encontro virtual ocorre em parceria com os institutos Cervantes, da Espanha, e Camões, da Cooperação e da Língua de Portugal.

Por um lado, o evento pretende abordar questões de especial relevância a respeito da importância das línguas na recuperação econômica da região no período pós-COVID-19, o seu papel no comércio externo e a relevância destes idiomas na indústria 4.0. E, por outro, o e-Fórum 2020 analisará os desafios que o mercado de trabalho enfrentará e as competências que, nesse sentido, têm que ser desenvolvidas em nível linguístico no espaço ibero-americano.

O painel de especialistas será moderado pelas jornalistas Maria Flor Pedroso, da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e Estela Viana, da Rádio Nacional de Espanha (RNE). O encontro contará com a participação de especialistas reconhecidos no tema do evento, assim como com a apresentação do secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero, que também realizará o encerramento, além da diretora da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho. O e-Fórum2020 será transmitido ao vivo através do canal da OEI no Youtube.

O encontro nasce a partir das iniciativas promovidas na Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), organizado pela OEI em 2019, Portugal e que tinha como compromisso a realização de fóruns temáticos consecutivos, visando aprofundar os eixos considerados prioritários para promover as línguas, bem como do estudo intitulado Projeção Internacional do espanhol e do português: O potencial da proximidade linguística, realizado conjuntamente pelos institutos Cervantes e Camões, parceiros do evento.


PROGRAMAÇÃO


Apresentação

Mariano Jabonero - secretário-geral da OEI

Introdução

Ana Paula Laborinho - diretora da OEI em Portugal


Palestrantes

Luís Faro Ramos - presidente do Instituto Camões, da Cooperação e da Língua, Portugal

Luis García Montero - diretor do Instituto Cervantes, Espanha

Luís Reto - professor catedrático do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Portugal

José Luis García Delgado - professor catedrático da Universidade Complutense de Madrid, Espanha


Moderadoras

Maria Flor Pedroso - jornalista da rádio Antena 1

Estela Viana - jornalista da Rádio Nacional de Espanha (RNE)

 

Conclusões e encerramento

Mariano Jabonero - secretário-geral da OEI


Espanhol e o português em números

No espaço ibero-americano convergem estas duas línguas de origem comum, com uma ampla projeção e diferenciação internacional que, no seu conjunto, formam uma comunidade linguística de quase 800 milhões de falantes em cinco continentes, com especial presença na América Latina, África e Europa.

O espanhol é atualmente a segunda língua mais falada no mundo, representando 7,6% da população mundial. Em 2060, os Estados Unidos da América serão o segundo país com mais hispano-falantes, sendo dessa forma o idioma mais estudado em todos os níveis de ensino, conforme consta no informe anual Español en el mundo - Instituto Cervantes.

De acordo com o Novo Atlas da Língua Portuguesa editado pelo Governo Português (Instituto Camões), o português é a quarta língua mais falada no mundo, com mais de 260 milhões de falantes, que, de acordo com as projeções, serão 390 milhões em meados do século XXI, com perspectiva de chegar a cerca de 487 milhões em 2100, confirmando a tendência consistente de crescimento. Além disso, a posição geoestratégica do português mudará, passando a estar na África o maior número de luso-falantes.

Do ponto de vista econômico, a língua espanhola contribui com 6,9% do PIB mundial e a língua portuguesa com 3,6%, havendo muitos mercados compartilhados nos dois idiomas.