Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil recebe inscrições até 16 de fevereiro

Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil recebe inscrições até 16 de fevereiro

OEI. 30/01/2018
Tamanho do texto+-

Foi prorrogado até 16 de fevereiro o prazo de inscrições para o 14º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. A iniciativa, criada pela Fundação SM, visa revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade. Além de R$ 40 mil como adiantamento de direitos autorais, o vencedor tem seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, das Edições SM.

No Brasil, o Prêmio Barco a Vapor existe desde 2005. A premiação, no entanto, surgiu na Espanha em 1978 (em espanhol, chama-se Premio El Barco de Vapor) e é promovida pela Fundação SM nos nove países onde o Grupo SM atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. A Fundação é o braço do Grupo SM responsável pela realização do concurso.

Os concorrentes devem apresentar originais inéditos de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e jovens, escritos em língua portuguesa. As obras enviadas passam pela avaliação de um júri formado por integrantes da editora e especialistas em literatura.

Em 2017, a obra vencedora do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil foi “O cometa é um sol que não deu certo”, do autor pernambucano Tadeu de Melo Sarmento (vídeo abaixo). No site do Prêmio, é possível acessar as primeiras páginas desta e de todas as obras vencedoras desde 2005.


Saiba mais: http://barcoavapor.edicoessm.com.br/