Prêmio Ibermuseus de Educação está com inscrições abertas

Prêmio Ibermuseus de Educação está com inscrições abertas

OEI. 22/05/2019
Tamanho do texto+-

O Programa de Cooperação Ibero-americano para Museus, Ibermuseus, apoiado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), abriu chamada pública para a décima edição do Prêmio Ibermuseus de Educação. A iniciativa visa identificar, destacar, apoiar e fortalecer a função educativa dos museus, com ênfase na diversidade e pluralidade das práticas museais na região. As inscrições estarão abertas até 18 de junho.

Em nove edições, 69 projetos de 13 países receberam prêmios, e outros 145 foram reconhecidos com menção honrosa. Este ano, o Programa Ibermuseus distribuirá um total de US$ 75 mil distribuído em oito prêmios. Museus e instituições culturais, educacionais e afins dos 22 países da comunidade ibero-americana podem candidatar-se em duas categorias que:

I: reconhece projetos já concluídos ou em fase de execução.

II: apoia a realização de novos projetos.

Em ambas as categorias, a pesquisa e a valorização do patrimônio por meio da educação serão reconhecidas, especialmente aquelas que contribuem para uma sociedade mais justa, aberta, democrática e inclusiva, com foco na equidade de gênero, diversidade cultural e os direitos humanos.

Realizado desde 2010, o prêmio tem como um dos seus focos dar visibilidade a experiências que estimulam o papel dos museus como agentes de transformação social, contribuindo para o desenvolvimento sócio-cultural e econômico das comunidades.

O resultado da convocatória será divulgado até 31 de dezembro de 2019. O premiado projeto em primeiro lugar na categoria I receberá US $ 15 mil; o segundo US $ 7 mil e o terceiro US $ 3 mil. Os cinco vencedores da Categoria II receberão US $ 10 mil cada. Esta edição do Programa Ibermuseus também reconhecerá 17 projetos com menção honrosa.

Inscreva-se aqui