Prêmio Respostas para o Amanhã estimula alunos de escolas públicas a propor soluções para problemas das comunidades

Prêmio Respostas para o Amanhã estimula alunos de escolas públicas a propor soluções para problemas das comunidades

OEI. 19/03/2018
Tamanho do texto+-

Está aberto até 25 de junho o prazo de inscrições para a 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. A iniciativa tem como objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do ensino médio de escolas públicas que acessem os conteúdos curriculares em busca de soluções para melhorar o lugar onde vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.

Os projetos devem ter a coordenação de um professor das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática. Nesta edição de 2018, o coordenador poderá indicar até dois professores parceiros para apoiar o desenvolvimento do projeto de sua turma. Esses profissionais podem lecionar em outras áreas do conhecimento, incluindo as Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, desde que lecionem para a mesma classe participante.

A proposta pedagógica enfatiza a importância da temática da sustentabilidade na escola; o desenvolvimento da pesquisa no campo científico, articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas; o engajamento das turmas em sua totalidade, valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e articulando escola e comunidade.

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung que tem a coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e o apoio da OEI, da UNESCO, da Reduca, do Consed e outras instituições comprometidas com a educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o prêmio já mobilizou mais de 106 mil estudantes, 7.300 professores de cerca de 3.321 escolas de todo o Brasil.


Saiba mais: https://respostasparaoamanha.com.br/