Professores da rede pública do DF participam de oficina da OEI

Professores da rede pública do DF participam de oficina da OEI

OEI. 21/08/2018
Tamanho do texto+-

Vinte e dois professores da rede pública de ensino do Distrito Federal realizaram hoje, 21, a oficina de escrita: Contando e escrevendo história: aumentando o potencial dos professores. O exercício visou o treino da escrita com atenção a habilidades essenciais ao processo de comunicação como a escuta, a partilha de ideias, os aprendizados e a construção coletiva de textos. A atividade é parte de ações que a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) realizou ao longo desta terça-feira para divulgar o Programa de Mobilidade Paulo Freire.

O Programa favorece a mobilidade acadêmica de docentes e estudantes de licenciaturas. Funciona por adesão de instituições de ensino superior públicas e promove o intercâmbio tanto para brasileiros no exterior como para estrangeiros que queiram passar por uma experiência em uma universidade brasileira.

A oficina de escrita teve a frente a estudante Anne Karynne Almeida. Natural de Manaus, Anne Karinne foi bolsista do Programa de Mobilidade Paulo Freire no Chile, em 2017. Atualmente, é doutoranda em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

“Os professores são contadores de história para seus alunos e tenho observado a dificuldade que têm de colocar suas experiências no papel. Trabalho com eles como superei esse obstáculo”, explica. Para Anne Karynne, a primeira dica e a mais importante é as pessoas olharem para suas histórias de vida. “A mobilidade (estudantil) faz parte dessa trajetória. Entender a narrativa é fundamental para repassar aos outros os aprendizados em outros país”, diz.

A capacitação ocorreu no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE) e contou com o apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A ideia é que os 22 professores compartilhem a metodologia com outros docentes da rede de ensino do DF e divulguem as informações a oportunidade de intercâmbio por meio do programa de mobilidade da OEI.

Leia matéria sobre Roda de Conversa da OEI na UnB