Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação recebe inscrições até 30 de março

Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação recebe inscrições até 30 de março

OEI. 08/03/2018
Tamanho do texto+-

Estão abertas até 30 de março as inscrições para a categoria 1 do Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação. Essa categoria é direcionada a atividades de curta duração,  como jornadas, cursos, oficinas, seminários, conferências e afins, realizadas ou apoiadas por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus. A duração das bolsas oscila entre um mínimo de dois dias e um máximo de cinco dias.

Lançada em julho de 2017, a convocatória Bolsas Ibermuseus de Capacitação tem como objetivo promover a qualificação profissional de profissionais de museus, estimular a circulação do conhecimento e facilitar o intercâmbio de conteúdos, experiências, práticas e conceitos entre os países da Comunidade Ibero-americana. 

As candidaturas deverão ser enviadas no prazo mínimo de 60 dias antes do início da capacitação, e as atividades poderão ser realizadas até 30 de junho de 2018. As bolsas podem financiar: a) Transporte de ida e volta do local de origem ao destino da atividade ou intercâmbio; b) Seguro de viagem; c) Acomodação em diferentes tipos de estruturas de hospedagem com tarifas de categoria 3 estrelas.

O valor máximo por solicitação é de US$ 2.750 para atividades com destino em Espanha, Portugal ou Andorra e US$ 2.500 para atividades com destino na América do Sul, no México ou na América Central. 

Podem participar da convocatória profissionais e trabalhadores de museus e instituições museais dos 12 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. 

Ibermuseus é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e da museologia. Vinculado à Secretaria Geral Ibero-Americana, o programa conta com a colaboração administrativa da Organização do Estados Ibero-Americanos para  a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).


Fonte: Ibermuseus