Revista da OEI abre seleção de artigos sobre educação digital

Revista da OEI abre seleção de artigos sobre educação digital

OEI. 17/03/2020
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Vai até 15 de outubro a convocatória de trabalhos para publicação na edição de número 85 (janeiro-abril de 2021) da Revista Ibero-Americana de Educação da OEI, que terá o título: Escola Digital: estratégias e materiais didáticos digitais no ensino infantil e primário


Nos últimos tempos, o impacto da tecnologia em todas as áreas da vida cotidiana é inegável. A sociedade atual está exposta a uma grande revolução tecnológica, com mudanças aceleradas e novas necessidades de formação e experiência. O contexto educacional não é estranho a essas mudanças e, a partir da educação, estão sendo feitos esforços para responder às diversas demandas sociais da revolução tecnológica.

Nesse contexto de transformação tecnológica, os professores estão implementando estratégias digitais de ensino que permitem mudanças e inovação na escola. Essa realidade também se reflete nos materiais digitais de ensino utilizados para a aprendizagem, que muitas vezes são adaptados ou criados pelos próprios professores.

Alinhada a esta realidade, a Revista Ibero-Americana de Educação terá uma edição tratando especificamente sobre o assunto. Para estimular a produção de conteúdo, a publicação sugere algumas perguntas-chave a serem respondidas pelo artigo:

- Quais materiais de ensino prevalecem na escola digital?

- Quem oferece materiais de ensino digitais e quais características os conteúdos pedagógicos possuem?

- Quais são as funções dos professores em uma escola tecnológica?

- Que estratégias de ensino digital estão sendo implementadas nas salas de aula do ensino infantil e primário?

- Como fazer essa abordagem tecnológica nessas etapas educacionais?

- Quais implicações o uso dessas estratégias tem para os diferentes agentes educativos?

- Que aprendizado é promovido por meio de materiais e estratégias digitais?

Para responder a essas perguntas, a convocatória concentra-se nas etapas da primeira infância e do ensino fundamental devido às diferenças importantes em relação a outras etapas posteriores, às características psico-evolutivas dos alunos e à necessidade de se aprofundar nos resultados obtidos em pesquisas recentes neste campo.

Com base nas considerações acima, os tópicos abordados nesta edição monográfica estão enquadrados na escola digital e são os seguintes:

  • Pesquisas e estudos sobre a implementação e implicações das estratégias de ensino digital nas salas de berçário e primário (3-12 anos).
  • Estudos sobre a criação e utilização de materiais didáticos digitais.
  • Pesquisa relacionada à análise de materiais didáticos digitais e seu potencial de ensino.


As regras de elaboração do envio dos textos estão disponíveis aqui 

Mais informações na Revista Ibero-Americana de Educação