Trilhas da Longevidade: o que aprendemos com a pandemia

Trilhas da Longevidade: o que aprendemos com a pandemia

OEI. 21/07/2020
Tamanho do texto+-

Nesta quinta-feira (23), a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Centro Internacional de Longevidade (ILC) e a instituição Inteligência Educacional realizam o terceiro e último webinário internacional da série Trilhas da Longevidade - Desafios Diante da Pandemia. O evento tem o apoio da Unibes Cultural. O tema abordado será “O que aprendemos com a pandemia”.


  • Acompanhe o webinário com tradução simultânea pela plataforma Zoom. Inscreva-se aqui
  • Haverá retransmissão pelo canal da OEI no Youtube, sem tradução simultânea


O debate será precedido das boas-vindas do diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, seguido das palavras iniciais do secretário-geral da Organização, Mariano Jabonero, diretamente de Madri. O evento será conduzido pelo curador e moderador Alexandre Kalache, diretor do ILC no Brasil.

Estão confirmados para o debate o professor emérito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, membro titular da Academia Nacional de Medicina; a gerontologista e especialista em serviços sociais, Pilar Rodríguez, presidente e fundadora da Fundação Pilares da Espanha; o presidente da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria de Buenos Aires, José Ricardo Jauregui; e a ex-relatora das Nações Unidas para Direitos das Pessoas Idosas, Rosita Kornfeld Matte, que também atua como professora de Gerontologia da PUC-Santiago do Chile.

O encerramento ficara por conta da diretora da Escola Andaluza de Saúde Pública da Espanha, Blanca Fernández-Capel. Este último webinário tem o objetivo de discutir e propor medidas para melhorar o atendimento ao idoso na Ibero-América, com ressignificação do momento e o que podemos aprender com a pandemia.

A série de webinários internacionais como um todo tem o objetivo de discutir conhecimentos sobre os diversos aspectos que envolvem a longevidade, como qualidade de vida da pessoa idosa, saúde, economia e cultura, além das políticas públicas específicas para essa população. 

A primeira edição dos webinários ocorreu no último dia 9 e abordou os desafios da pandemia na Ibero-América (com ênfase na Argentina, Espanha, México, Portugal e Uruguai), e suas experiências na busca pela promoção e qualidade de vida. Já o segundo encontro, na última quinta-feira (16), abordou a situação do Brasil na pandemia, tendo como exemplos os casos de São Paulo, Rio de Janeiro e da Região Nordeste do país.


Assista ao vídeo dos webinários anteriores:

1º webinário (09/7) - Trilhas da Longevidade - Casos da Argentina, Espanha, México e Portugal


2º webinário (16/7) - Brasil na pandemia: RJ, SP e Região Nordeste