Sobre a OEI




Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI)


A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura completa 70 anos em 2019. No Brasil, a representação da OEI atua há 15 anos.

É o primeiro organismo internacional de caráter intergovernamental da Ibero-América que atua na cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional. A OEI está presente em 23 países da Ibero-América, com escritórios em 19 deles.



Educação faz parte das prioridades da OEI que estão definidas no Programa Orçamentário 2019-2020. Um dos eixos do plano de ação é destinado a Governança na Educação. Esta diretriz tem como linha de atuação prioritária a produção, sistematização, análise e disseminação de informação, conhecimento e recursos que sirva para a elaboração, desenvolvimento e avaliação de políticas e programas educacionais.

A iniciativa de desenvolvimento do curso de pós-graduação em Ouvidoria Pública, portanto, coaduna com as atribuições legais da OEI e tem por objetivo impulsionar diversas ações integradas em Ouvidoria Pública, bem como pesquisa, avaliação e disseminação de conhecimento na área.